segunda-feira, 24 de maio de 2010

Atividade do Segundo Ano (Migrações Internas e Internacionais)

ESCOLA ESTAUAL JOÃO HENRIQUE DANTAS - ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSOR: JOSÉ ADENILSON 2° ANO: ___ ATIVIDADE N°: __

1. Como são chamados os movimentos horizontais da população?

2. Estabeleça a diferença entre imigração e emigração:

3. Estabeleça a diferença entre migrações internas e migrações internacionais:

4. Quando as pessoas procuram outro lugar para viver que não seja aqueles onde nasceram, elas fazem por vários motivos. Justifique:

a) quando os motivos são econômicos:

b) quando os motivos são políticos e religiosos:

5. No mundo globalizado as migrações realizam-se dos países subdesenvolvidos para os países desenvolvidos. Cite os lugares considerados os “paraísos” mais procurados pelos imigrantes da globalização:

6. O alto percentual dos hispânicos na população dos Estados Unidos não significa que esse contingente esteja integrado à sociedade. Por quê?

7. Como vivem os “não brancos” de origem hispânica, ou seja, da América Latina nos Estados Unidos?

8. Como se chama o órgão responsável pela contagem da população dos Estados Unidos e qual foi o resultado divulgado em 2004?

9. Os imigrantes que conseguem entrar nos países desenvolvidos enfrentam inúmeros problemas. Cite três deles:

10. Sobre os problemas da imigração nos países ricos, analise as afirmativas certas e erradas:

(01) O trafico de imigrantes é um negócio lucrativo que cresce cada vez mais e, é muito comum em países da América Latina, até mesmo no Brasil.

(02) O trafico de imigrantes é mais ativo na Oceania e no norte da Ásia, onde grande quantidade de pessoas pretende ingressar na União Européia e dessa forma os traficantes aproveitam-se do desespero das pessoas e prometem conduzi-las de maneira segura aos destinos pretendidos, cobrando quantias exorbitantes.

(04) Os exemplos malsucedidos do trafico de imigrantes são notícias em jornais de vários países, envolvendo naufrágios de navios ou acidentes rodoviários com veículos repletos de imigrantes clandestinos e na maioria das vezes o número de mortos é elevado.

(08) Além de muitas provações os imigrantes enfrentam a intolerância, o racismo e a discriminação em sua nova pátria; a aversão ao estrangeiro (xenofobia) e o racismo crescem rapidamente no mundo globalizado.

(16) a concorrência no mercado de trabalho tem sido a principal causa de discriminação de imigrantes nos países pobres ou subdesenvolvidos.

(32) Nos países ricos os grupos extremistas unem a xenofobia à intolerância às minorias (negros, homossexuais) e praticam atos de extrema violência. É o caso dos skinheads, organização neonazista que age notadamente na Alemanha.

- A diferença entre as alternativas é igual a:

(a) 18 (b) 63 (c) 45 (d) 32 (e) 77

11. O que torna os países da União Européia os maiores candidatos a “importadores de cérebros” nos próximos anos?

12. Desde 1997, a União Europeia conta com o Observatório Europeu do Racismo e da Xenofobia (EUMC):

a) O que esse organismo visa?

b) O que esse organismo mostra?

13. O que alguns países da União Europeia (Alemanha, França e Reino Unido) tem feito para receber “cérebros” de países subdesenvolvidos, principalmente da Índia, da Colômbia, da Argentina e do Brasil?

14. Atualmente, grande parte dos imigrantes pertencem a um grupo especial: os refugiados. O que são?

15. Como a Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) os define?

16. Cite as principais tarefas realizadas pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados:

17. O que são IDPs ou “deslocados internos”?

18. Como podemos diferenciar um refugiado de um IDP ou deslocado interno?

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