segunda-feira, 24 de maio de 2010

Atividade do Terceiro Ano (Atividades Econômicas nos Países Subdesenvolvidos I)

ESCOLA ESTAUAL JOÃO HENRIQUE DANTAS - ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSOR: JOSÉ ADENILSON 3° ANO: ___ ATIVIDADE N°: ____

1. Assinale (V) ou (F) nas afirmativas sobre os países subdesenvolvidos:

( ) A expansão geográfica das multinacionais é um dos fatos mais importantes da economia capitalista depois da Primeira Guerra Mundial.

( ) Em função da nova divisão internacional do trabalho, o processo de mundialização da indústria expande essa atividade para vários países do chamado Terceiro Mundo: México, Brasil, Argentina, África do Sul, Cingapura, Coréia do Sul, etc.

( ) A expansão das indústrias tem funcionado como instrumento de utilização de mão-de-obra barata combinada com vantagens fiscais, e de certo modo, essa expansão passou a caracterizar uma das facetas da industrialização seletiva no seio da economia capitalista mundial.

( ) Dívida externa, empréstimos ao FMI, crises econômicas envolvendo alguns países da América Latina e da Ásia têm sido notícias freqüentes.

( ) Os países que passaram pelo processo de industrialização tardia e dependente, ocorrido após as décadas de 1950 e 1960, podem ser reunidas em dois grupos distintos por causa das diferenças que existem nos modelos econômicos por eles adotados.

( ) Na atualidade, o termo “país emergente” tem sido bastante usado por organismos internacionais para designar os novos países industrializados e alguns outros, como Mongólia e Paquistão, que também são chamados países em desenvolvimento, embora não tenham passado pelo processo de industrialização tardia.

2. Qual foi o primeiro organismo internacional a utilizar o termo “país emergente” para diferenciar novos fundos de investimentos que buscam países que estão emergindo da situação de subdesenvolvimento para a de desenvolvimento?

3. Por que, na realidade, não há chance dos países ditos “emergentes” atingirem o desenvolvimento com o tipo de investimento (empréstimos) concedido pelo FMI?

4. Cite as principais características do modelo de substituição das importações:

5. A grande maioria das indústrias instaladas nos países emergentes eram filiais das indústrias multinacionais ou transnacionais. Portanto, grande parte das parcelas de seus lucros são remetidas para os países onde estão as sedes dessas empresas. Cite os pontos que os Novos Países Industrializados têm em comum:

6. Cite as duas bases da estrutura industrial da África do Sul:

7. Cite os principais recursos minerais em que a África do Sul está entre os maiores produtores mundiais:

8. Como a África do Sul não tem petróleo, o carvão é a principal fonte de energia (90%), ao lado do potencial hidrelétrico do rio Orange, que atravessa grande parte de seu território. O que a África do Sul aperfeiçoou para suprir essa deficiência energética?

9. Cite as principais regiões industriais sul-africanas e seus principais ramos industriais:

10. Apesar de extinta oficialmente em 1994, a política de segregação racial (apartheid) marcou profundamente as estruturas sociais na África do Sul. Cite alguns dados que comprovam essa grande desigualdade:

11. Atualmente, qual é o país emergente que apresenta maior instabilidade econômica?

Nenhum comentário:

Postar um comentário