terça-feira, 25 de maio de 2010

Atividade do Terceiro Ano (Países Subdesenvolvidos Industrializados)

ESCOLA ESTAUAL JOÃO HENRIQUE DANTAS - ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSOR: JOSÉ ADENILSON 3° ANO: ___ ATIVIDADE N°: ____

1. Preencha os espaços com as nações que adotaram o processo industrial de Substituição das Importações: Argentina, Índia e México.

a)________________________ Antiga colônia inglesa, localizada ao sul do Himalaia, na península do Decã, é o segundo país mais populoso do mundo e uma das potências nucleares dos países do Sul é também o único dos Novos Países Industrializados em que o setor agrário tem maior peso no PIB do que o industrial.

b)_______________________ A área compreendida entre Buenos Aires e Rosário, na região geoeconômica dos Pampas, forma o principal eixo industrial do país.

c)______________________ As grandes reservas de carvão mineral, ferro, manganês, a produção de ouro, urânio, chumbo, cobre, enxofre, etc. e a oferta de mão-de-obra barata foram fatores fundamentais para que o capital estatal e internacional expandisse a industrialização nesse país.

d)______________________ O governo fundou a PEMEX, estatizando a exploração de petróleo, e um banco de investimentos, a Nacional Financeira, para apoiar os projetos da indústria privada.

e)_____________________ Nas últimas duas décadas vem enfrentando uma grave crise econômica evidenciada por uma queda acentuada de sua produção industrial, pelo sucateamento de suas indústrias e pela defasagem tecnológica.

f)____________________ Os fundamentos de sua industrialização foram a ajuda soviética durante a Guerra Fria, o apoio estatal para a instalação de indústrias de base e a riqueza em recursos minerais (manganês, ferro,carvão).

g)__________________ Para agravar a situação desse país, várias indústrias estão se transferindo para outros países e os principais produtos de sua pauta de exportações, como os cereais e a carne, diminuíram sua participação no mercado internacional.

h)__________________ Seu setor industrial cresce cada vez mais, concentrado nas cidades de Mumbai (ex-Bombaim), Calcutá, Nova Délhi e Madras.

i)_____________________ Além dos ramos industriais tradicionais como o têxtil, o alimentício, o siderúrgico e o químico, conta com indústrias de tecnologia de ponta e tem até um tecnopolo – a cidade de Bangalore e é uma das maiores produtoras de filmes do mundo, com importante indústria nesse setor.

j)____________________ Os novos pólos industriais estão instalados no norte do país, principalmente após a adesão ao NAFTA em 1993, onde empresas norte-americanas buscam mão-de-obra barata, qualificada e próxima da fronteira entre os dois países.

l)____________________ Suas empresas chamadas maquiladoras, filiais de empresas norte-americanas que produzem manufaturados que serão consumidos pelo próprio mercado norte-americano, principalmente automóveis, eletrônicos e autopeças. A tecnologia e os componentes vêm dos Estados Unidos, cabendo a esse país apenas o montagem final; por isso o termo maquiladoras (de maquilar ou disfarçar)

2. Cite os nomes dos quatro Tigres ou Dragões Asiáticos originais:

3. O início da transformação radical das economias dos Tigres Asiáticos ocorreu a partir da instalação de filiais de indústrias norte-americanas e, principalmente, japonesas, que contaram com excepcionais vantagens na nova localização. Cite as principais vantagens encontradas:

4. Complete as características com os quatro Tigres Asiáticos:

a)________________________ Exporta automóveis, produtos têxteis, eletroeletrônicos, brinquedos, tecidos, calçados, etc. A Samsung, a Hyundai,a Daewoo e a LG são marcas transnacionais muito conhecidas e dos quatro Tigres é o que tem a economia mais diversificada.

b)________________________ Com uma situação política indefinida, desde que os comunistas tomaram o poder na China em 1949, tornou-se uma plataforma de exportação na década de 1960 e caracteriza-se pela produção de eletroeletrônicos, microcomputadores e pelo setor petroquímico.

c)_______________________ Colônia inglesa durante 150 anos, voltou a ser administrado pela China em 1997.

d)_______________________ Ocupa posição estratégica entre os oceanos Índico e Pacífico, no estreito de Málaca. Situada na rota dos navios petroleiros que abastecem o Extremo Oriente, é um dos portos mais movimentados do mundo.

e)______________________ É formada apenas por uma cidade, tendo 100% de população urbana e em sua pauta de exportações destacam-se os produtos eletrônicos de alta tecnologia, maquinário elétrico e derivados de petróleo.

f)_______________________ Importante centro financeiro mundial e terceiro maior porto em movimento do mundo, ganhou o status de região administrativa, formando um enclave capitalista na China de regime socialista.

5. Cite os três Novos Tigres Asiáticos:

6. Como os Novos Tigres Asiáticos se industrializaram?

7. Cite as vantagens buscadas pelos investidores internacionais nos Novos Tigres Asiáticos:

8. Conceitue o termo Febre aftosa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário