segunda-feira, 3 de maio de 2010

atividade do segundo ano população e economia

ESCOLA ESTAUAL JOÃO HENRIQUE DANTAS - ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSOR: JOSÉ ADENILSON
2° ANO: ___ ATIVIDADE N°: ____
1. O crescimento da economia mundial no século XX foi marcado por duas características principais. Cite-as:
2. Segundo a ONU, entre 1950 e 2000, o PIB mundial aumentou oito vezes, enquanto no mesmo período a população mundial passou de 2,5 bilhões para 6 bilhões. Em virtude de que o crescimento da produção se manteve muito acima do crescimento demográfico, ando lugar a triplicação do PIB ou renda per capita mundial?
3. As mais altas taxas de desnutrição no mundo em 2002, segundo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura (FAO) estavam concentradas em países da Ásia, da África e da America Latina. Qual país lidera esse péssimo indicador?
4. Os impactos da situação de pobreza sobre o meio ambiente, devido a falta de recursos provocam sua degradação. Dentre tantos problemas causados por essa situação, quais devemos lembrar?
5. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é considerado o indicador socioeconômico mais amplo e completo porque leva em consideração três aspectos importantes. Caracterize-os:
a) a expectativa ou esperança de vida:
b) o grau de escolaridade:
c) a renda per capita:
6. Atualmente cerca de 1,2 bilhão de pessoas vivem em estado de “extrema pobreza”, ou seja,, com menos de um dólar por dia. Cite as conseqüências dessa situação:
7. O IDH é a média simples dos valores correspondentes aos três aspectos citados e varia de 0,0 a 1,0. Quanto mais próximo de 1 melhor o desempenho da nação. Cite os seus critérios de classificação:
8. O IDH foi criado pela ONU, na década de 1990. Para quê?
9. O que é PIB (Produto Interno Bruto)?
10. O que é PNB (Produto Nacional Bruto)?
11. O que é Paridade de Poder Aquisitivo (PPA) ou Paridade Poder de Compra (PPC)?
12. O que é renda per capita?
13. O que é expectativa de vida?
14. O que a escolaridade mede?
15. Outros índices também são empregados para determinar as desigualdades na qualidade de vida no mundo. Caracterize os Principais:
a) Índice de Condições de Vida:
b) Índice de Gini:
c) Índice de Pobreza Humana:

Nenhum comentário:

Postar um comentário