segunda-feira, 24 de maio de 2010

Atividade do Segundo Ano (Caracteristicas da População Brasileira)

ESCOLA ESTAUAL JOÃO HENRIQUE DANTAS - ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSOR: JOSÉ ADENILSON 2° ANO: ___ ATIVIDADE N°: __

1. Qual é o significado da sigla OCDE?

2. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realiza diferentes levantamentos da população brasileira que podem nos ajudar a entender o Brasil. Qual é o mais completo deles?

3,. Para que sejam feitas estimativas demográficas mais exatas, a cada cinco anos é realizada a Contagem da População. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) é anual. O que ela levanta?

4. O que a Demografia, que estuda vários aspectos da população nos revela?

5. O conhecimento dos dados demográficos de um país é fundamental para que ele seja bem administrado. Onde esses dados demográficos são fundamentais?

6. Para que, as informações levantadas sobre a produção, consumo, emprego e habitação são indispensáveis?

7. A década de 1990 trouxe muitas mudanças para o perfil demográfico de nosso país. Muitas afirmações usadas freqüentemente em estudos da população brasileira já não correspondem á realidade. Justifique essas afirmações:

8. As últimas pirâmides etárias do Brasil mostram que a base está se tornando cada vez mais estreita, o ápice mais largo e o corpo cada vez maior. O que isso reflete?

9. O que a Organização Internacional do Trabalho (OIT) considera trabalho infantil?

10. O que o PNAD apontou sobre o trabalho infantil no Brasil?

11. Assinale (V) ou (F) nas afirmativas sobre o trabalho infantil no Brasil justificando as falsas:

( ) O número de crianças e adolescentes (entre 10 e 17 anos) que trabalham no Brasil tem aumentado lentamente e a maior parte é composta de meninos e se concentra nas regiões Nordeste, Sul e nas áreas rurais.

( ) Grande parte da mão-de-obra do setor agrícola brasileiro é formado por crianças com menos de 15 anos.

( ) Em setores como o de café, cacau e algodão, 10 a 15% dos trabalhadores são crianças, apesar do Brasil ter ratificado dois tratados internacionais da OIT que tratam do trabalho infantil.

( ) A produção industrial (calçados, couro, têxteis, suco de laranja, cigarros), o comércio e as carvoarias também utilizam mão-de-obra de menores.

( ) outro problema é o dos trabalhos domésticos, realizados por meninas, que na avaliação da OIT, 50% das meninas entre 10 e 14 anos no Brasil estão envolvidas nesse tipo de trabalho.

( ) Nas áreas metropolitanas, principalmente, o número de crianças que trabalham como catadoras de lixo tem aumentado bastante.

12. Assinale (V) ou (F) nas afirmativas sobre o envelhecimento da população da população brasileira justificando as falsas:

( ) Países subdesenvolvidos industrializados como o Brasil têm apresentado aumento de idosos em sua estrutura etária.

( ) O Censo de 2000 revelou que há 24.576 brasileiros com mais de 100 anos de idade e desse total, 57,2 são homens.

( ) No Brasil, as mulheres vivem em média 67,6 anos, enquanto que a média masculina é de 75,2 anos.

( ) Em 2000, 30% dos brasileiros tinham de 0 a 14 anos, e os maiores de 65 representavam 5% da população e em 2050, esses dois grupos etários devem se igualar: cada um deles deverá representar 18% da população brasileira.

( ) Os números sobre o envelhecimento da população brasileira revelam a importância cada vez maior das políticas públicas relativas a Previdência, diante do crescente número de pessoas aposentadas em relação àquelas que estão em atividade.

( ) Tornam-se cada vez mais importantes as políticas de Educação voltadas para a terceira idade: em 2000 o Brasil tinha 1,8 milhão de pessoas com 80 anos ou mais, em 20050 esse contingente poderá ser de 13,7 milhões de pessoas.

13. De modo geral, a população brasileira sempre apresentou uma ligeira superioridade numérica das mulheres em relação aos homens. A Revisão de 2004 da Projeção da População, realizada pelo IBGE, contou 89 296 014 homens e 92 290 016 mulheres. Como esse maior número de mulheres pode ser explicado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário