segunda-feira, 3 de maio de 2010

atividade industria no reino unido

ESCOLA ESTAUAL JOÃO HENRIQUE DANTAS - ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSOR: JOSÉ ADENILSON
3° ANO: ___ ATIVIDADE N°: ____
1. No século XVIII, o Reino Unido foi o primeiro país a se industrializar, aproveitando a estabilidade política, o capital obtido com o mercantilismo e as ricas jazidas de carvão mineral de seu território e foi seguida pela França, Itália e Alemanha. Com base nisso, situe os países industrializados fora do continente europeu:
a) Estados Unidos:
b) Canadá:
c) Japão:
2. Seqüencie a ordem dos acontecimentos de formação do G-7:
( ) Em 1998, a Federação Russa, que já participava das reuniões como país observador desde 1992, foi admitida como país membro do G-7, em Denver em 1997, e a partir de junho de 2002 passou a integrar oficialmente o novo G-8 ou Cúpula dos Oito.
( ) Em 1973, EUA, França, Reino Unido e Alemanha Ocidental reuniram-se pela primeira vez para discutir a política monetária internacional após o fim do padrão ouro, definido em Bretton Woods. Nos meses seguintes, várias reuniões foram realizadas, desta vez com a participação do Japão. Formou-se, então, o que passou a ser chamado pela imprensa mundial de G-5 (Grupo dos Cinco).
( ) Os mentores dessa idéia foram o presidente da França (Valéry Giscard d’Estaing) e o primeiro-ministro alemão (Helmut Schmidt). Em 1976, o Canadá começa a participar das reuniões, e a associação passa a ser denominada G-7.
( ) O Grupo dos Cinco mais a Itália reuniram-se pela primeira vez na localidade de Rambouillet, França, em novembro de 1975, para discutir a economia mundial, então abalada pela crise do petróleo, e com o objetivo de coordenar a política econômica e monetária mundial.
( ) No encontro de Tóquio, em 1986, Itália e Canadá são aceitos oficialmente como membros do grupo.
3. O Império Britânico, grande potencia econômica em séculos passados já foi o maior império colonial do mundo. Começou a perder importância após a Segunda Guerra Mundial, quando juntamente com a frança e a Alemanha, foi substituído como principal líder do mundo capitalista pelos EUA. Cite os fatores determinantes dessa situação:
4. O reino Unido foi o grande artífice da Revolução Industrial, processo que alterou profundamente a economia mundial a partir do século XVIII. Isso só foi possível porque o país reuniu condições favoráveis. Cite-as:
5. Quais foram as conseqüências das indústrias do Reino Unido que, a princípio se localizavam próximo às jazidas de carvão e aos portos?
6. Por que as principais regiões do Reino Unido como Yorkshire, Lancashire, Midlands, País de Gales e Glasgow onde os tipos de indústrias mais encontrados eram a siderúrgica, a têxtil, a naval e a de material ferroviário eram chamadas de “regiões negras”?
7. Com declínio do carvão como fonte de energia, bem como o esgotamento das jazidas desse recurso, as “regiões negras” forma as que sofreram a maior decadência nos últimos tempos com o fechamento de indústrias, o desemprego e o êxodo da população. Com base nisso, cite:
a) os setores industriais que enfraqueceram:
b) os setores industriais que tem alcançado notável dinamismo:
8. Com um parque industrial diversificado (com empresas automobilísticas, químicas, farmacêuticas, mecânicas), Londres é sem dúvida o principal centro industrial britânico. Cite as condições que tornam as áreas metropolitanas de Londres e Birmingham as mais importantes regiões industriais inglesas:
9. Nessa nova fase industrial do Reino Unido, devido a que a cidade de Birmingham ultrapassou centros das antigas “regiões negras”, como Liverpool e Glasgow?
10. (Enem) A Revolução Industrial ocorrida no final do século XVII transformou as relações do homem com o trabalho. As maquinas mudaram as formas de trabalhar, e as fabricas concentraram-se em regiões próximas às matérias-primas e grandes portos, originando vastas concentrações humanas. Muitos dos operários vinham da área rural e cumpriam jornadas de trabalho de 12 a 14 horas, na maioria das vezes em condições adversas. A legislação trabalhista surgiu muito lentamente ao longo do século XIX, e a diminuição da jornada de trabalho para 8 horas diárias concretizou-se no inicio do século XX. Pode-se afirmar que as conquistas no início desse século, decorrentes da legislação trabalhista, estão relacionadas com:
(a) a expansão do capitalismo e a consolidação dos regimes monárquicos constitucionais.
(b) a expressiva diminuição da oferta de mão-de-obra, devido à demanda por trabalhadores especializados.
(c) a capacidade de mobilização dos trabalhadores em defesa dos seus interesses.
(d) o crescimento do Estado ao mesmo tempo que diminuía a representação operária nos parlamentos.
(e) a vitória dos partidos comunistas nas eleições das principais capitais européias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário