segunda-feira, 31 de maio de 2010

Viagem de estudo do Prof. José Adenilson com os alunos do primeiro ano 1


Júlio Cézar aventureiro da Caatinga e colaborador das expedições de Prof. Zé Adenilson e do coordenador de turismo Carlinhos.


Jairzinho amante da natureza e também colaborador nas expedições do Prof. Zé Adenilson.


O professor garantindo a hidratação dos alunos


Foto da Pedra Furada, face norte da serra da Rajada


Descida da serra da Rajada com o uso de corda


Foto de Agradecimento à conquista do inselberg


Subida da serra da Rajada

Para ver as demais fotos acesse o album do Prof. Zé Adenilson no Orkut

Viagem de estudo do Prof. José Adenilson com os alunos do primeiro ano 1


Vista das margens do Rio Carnaúba

Esta foto mostra o rio Carnaúba nas proximadades da comunidade Rajada onde a mata ciliar foi completamente destruída com o objetivo da criação de gado, da retirada de lenha para as cerâmicas e também pela extração da lama(massapê) para a fabricação de telhas e tijolos.



Vista das margens da RN-288 que liga Parelhas à BR-427

Nas suas explicações de cima do inselberg denomina serra da Rajada, o professor José Adenilson mostrou para os alunos o grau de devastação ambiental provocado pelo homem através do desmatamento com dupla finalidade: Primeiro, o desmatamento com o objetivo da pecuária extensiva(bovina) e posteriormente com o objetivo da extração de lenha para a atividade ceramista.

Viagem de estudo do Prof. José Adenilson com os alunos do primeiro ano 1


O encontro dos alunos com o conhecedor Sr. Zé Cirino

Aula dada pelo Sr. Zé Cirino aos alunos do primeiro ano

No dia 27 de maio, o professor de Geografia José Adenilson realizou com os alunos do primeiro ano uma viagem de estudo à serra da Rajada para vivenciar o assunto curricular sobre as rochas. Na oportunidade, realizou uma aula com o conhecedor tradicional Sr. Zé Cirino que falou da importância das plantas para a vida das pessoas e para o meio ambiente, citando o nome de algumas plantas e as doenças que as mesmas curam(Jurema, Juazeiro, Mucunã, Unha de Vaca, Paud'arco, Batata de Purga, Mororó, o enxerco da Jurema) falou também das experiências sobre o inverno.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

PLANO DE BANDA LARGA AMPLIA CIDADANIA E FORTALECE ECONOMIA, DIZ LIDER DO PT



O líder do PT na Câmara, Fernando Ferro (PE), ressaltou hoje (28) a importância do Plano Nacional de Banda Larga do governo Lula.

O PNBL vai assegurar a inclusão digital, com acesso rápido e barato em milhares de municípios brasileiros. Milhões de pessoas terão acesso à rede mundial de computadores, quebrando a resistências das operadoras privadas à expansão do serviço e à diminuição das tarifas, que está entre as mais caras do planeta.

A participação do estado no setor vai fortalecer a economia brasileira e ampliar a cidadania, disse Ferro. Conforme o líder, em razão do modelo ainda herdado do governo FHC, que privatizou as telecomunicações do País e instituiu um sistema oligopolizado com as tarifas estratosféricas, criou-se uma espécie de muro entre a população e a banda larga. No Brasil, como porcentagem da renda familiar, banda larga custa dez vezes mais do que nos países mais conectados. Além disso, o Brasil só vem regredindo no tocante à conectividade.

" Nos últimos 10 anos, perdemos 20 posições entre as nações com maior conectividade e acessibilidade às mídias digitais", disse o líder. Ele insistiu que as operadoras privadas têm culpa no atraso tecnológico no setor, uma vez que não respeitaram os contratos relativos à expansão do sistema. "As operadoras fixas de telecomunicação não responderam, não se interessaram em promover um programa de acesso à banda larga para a população. Mais da metade dos nossos municípios não têm banda larga, e somente 20% dos nossos lares conseguem acesso a ela".


terça-feira, 25 de maio de 2010

Atividade do Terceiro Ano (Países Subdesenvolvidos Industrializados)

ESCOLA ESTAUAL JOÃO HENRIQUE DANTAS - ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSOR: JOSÉ ADENILSON 3° ANO: ___ ATIVIDADE N°: ____

1. Preencha os espaços com as nações que adotaram o processo industrial de Substituição das Importações: Argentina, Índia e México.

a)________________________ Antiga colônia inglesa, localizada ao sul do Himalaia, na península do Decã, é o segundo país mais populoso do mundo e uma das potências nucleares dos países do Sul é também o único dos Novos Países Industrializados em que o setor agrário tem maior peso no PIB do que o industrial.

b)_______________________ A área compreendida entre Buenos Aires e Rosário, na região geoeconômica dos Pampas, forma o principal eixo industrial do país.

c)______________________ As grandes reservas de carvão mineral, ferro, manganês, a produção de ouro, urânio, chumbo, cobre, enxofre, etc. e a oferta de mão-de-obra barata foram fatores fundamentais para que o capital estatal e internacional expandisse a industrialização nesse país.

d)______________________ O governo fundou a PEMEX, estatizando a exploração de petróleo, e um banco de investimentos, a Nacional Financeira, para apoiar os projetos da indústria privada.

e)_____________________ Nas últimas duas décadas vem enfrentando uma grave crise econômica evidenciada por uma queda acentuada de sua produção industrial, pelo sucateamento de suas indústrias e pela defasagem tecnológica.

f)____________________ Os fundamentos de sua industrialização foram a ajuda soviética durante a Guerra Fria, o apoio estatal para a instalação de indústrias de base e a riqueza em recursos minerais (manganês, ferro,carvão).

g)__________________ Para agravar a situação desse país, várias indústrias estão se transferindo para outros países e os principais produtos de sua pauta de exportações, como os cereais e a carne, diminuíram sua participação no mercado internacional.

h)__________________ Seu setor industrial cresce cada vez mais, concentrado nas cidades de Mumbai (ex-Bombaim), Calcutá, Nova Délhi e Madras.

i)_____________________ Além dos ramos industriais tradicionais como o têxtil, o alimentício, o siderúrgico e o químico, conta com indústrias de tecnologia de ponta e tem até um tecnopolo – a cidade de Bangalore e é uma das maiores produtoras de filmes do mundo, com importante indústria nesse setor.

j)____________________ Os novos pólos industriais estão instalados no norte do país, principalmente após a adesão ao NAFTA em 1993, onde empresas norte-americanas buscam mão-de-obra barata, qualificada e próxima da fronteira entre os dois países.

l)____________________ Suas empresas chamadas maquiladoras, filiais de empresas norte-americanas que produzem manufaturados que serão consumidos pelo próprio mercado norte-americano, principalmente automóveis, eletrônicos e autopeças. A tecnologia e os componentes vêm dos Estados Unidos, cabendo a esse país apenas o montagem final; por isso o termo maquiladoras (de maquilar ou disfarçar)

2. Cite os nomes dos quatro Tigres ou Dragões Asiáticos originais:

3. O início da transformação radical das economias dos Tigres Asiáticos ocorreu a partir da instalação de filiais de indústrias norte-americanas e, principalmente, japonesas, que contaram com excepcionais vantagens na nova localização. Cite as principais vantagens encontradas:

4. Complete as características com os quatro Tigres Asiáticos:

a)________________________ Exporta automóveis, produtos têxteis, eletroeletrônicos, brinquedos, tecidos, calçados, etc. A Samsung, a Hyundai,a Daewoo e a LG são marcas transnacionais muito conhecidas e dos quatro Tigres é o que tem a economia mais diversificada.

b)________________________ Com uma situação política indefinida, desde que os comunistas tomaram o poder na China em 1949, tornou-se uma plataforma de exportação na década de 1960 e caracteriza-se pela produção de eletroeletrônicos, microcomputadores e pelo setor petroquímico.

c)_______________________ Colônia inglesa durante 150 anos, voltou a ser administrado pela China em 1997.

d)_______________________ Ocupa posição estratégica entre os oceanos Índico e Pacífico, no estreito de Málaca. Situada na rota dos navios petroleiros que abastecem o Extremo Oriente, é um dos portos mais movimentados do mundo.

e)______________________ É formada apenas por uma cidade, tendo 100% de população urbana e em sua pauta de exportações destacam-se os produtos eletrônicos de alta tecnologia, maquinário elétrico e derivados de petróleo.

f)_______________________ Importante centro financeiro mundial e terceiro maior porto em movimento do mundo, ganhou o status de região administrativa, formando um enclave capitalista na China de regime socialista.

5. Cite os três Novos Tigres Asiáticos:

6. Como os Novos Tigres Asiáticos se industrializaram?

7. Cite as vantagens buscadas pelos investidores internacionais nos Novos Tigres Asiáticos:

8. Conceitue o termo Febre aftosa:

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Atividade do Terceiro Ano (Atividades Econômicas nos Países Subdesenvolvidos I)

ESCOLA ESTAUAL JOÃO HENRIQUE DANTAS - ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSOR: JOSÉ ADENILSON 3° ANO: ___ ATIVIDADE N°: ____

1. Assinale (V) ou (F) nas afirmativas sobre os países subdesenvolvidos:

( ) A expansão geográfica das multinacionais é um dos fatos mais importantes da economia capitalista depois da Primeira Guerra Mundial.

( ) Em função da nova divisão internacional do trabalho, o processo de mundialização da indústria expande essa atividade para vários países do chamado Terceiro Mundo: México, Brasil, Argentina, África do Sul, Cingapura, Coréia do Sul, etc.

( ) A expansão das indústrias tem funcionado como instrumento de utilização de mão-de-obra barata combinada com vantagens fiscais, e de certo modo, essa expansão passou a caracterizar uma das facetas da industrialização seletiva no seio da economia capitalista mundial.

( ) Dívida externa, empréstimos ao FMI, crises econômicas envolvendo alguns países da América Latina e da Ásia têm sido notícias freqüentes.

( ) Os países que passaram pelo processo de industrialização tardia e dependente, ocorrido após as décadas de 1950 e 1960, podem ser reunidas em dois grupos distintos por causa das diferenças que existem nos modelos econômicos por eles adotados.

( ) Na atualidade, o termo “país emergente” tem sido bastante usado por organismos internacionais para designar os novos países industrializados e alguns outros, como Mongólia e Paquistão, que também são chamados países em desenvolvimento, embora não tenham passado pelo processo de industrialização tardia.

2. Qual foi o primeiro organismo internacional a utilizar o termo “país emergente” para diferenciar novos fundos de investimentos que buscam países que estão emergindo da situação de subdesenvolvimento para a de desenvolvimento?

3. Por que, na realidade, não há chance dos países ditos “emergentes” atingirem o desenvolvimento com o tipo de investimento (empréstimos) concedido pelo FMI?

4. Cite as principais características do modelo de substituição das importações:

5. A grande maioria das indústrias instaladas nos países emergentes eram filiais das indústrias multinacionais ou transnacionais. Portanto, grande parte das parcelas de seus lucros são remetidas para os países onde estão as sedes dessas empresas. Cite os pontos que os Novos Países Industrializados têm em comum:

6. Cite as duas bases da estrutura industrial da África do Sul:

7. Cite os principais recursos minerais em que a África do Sul está entre os maiores produtores mundiais:

8. Como a África do Sul não tem petróleo, o carvão é a principal fonte de energia (90%), ao lado do potencial hidrelétrico do rio Orange, que atravessa grande parte de seu território. O que a África do Sul aperfeiçoou para suprir essa deficiência energética?

9. Cite as principais regiões industriais sul-africanas e seus principais ramos industriais:

10. Apesar de extinta oficialmente em 1994, a política de segregação racial (apartheid) marcou profundamente as estruturas sociais na África do Sul. Cite alguns dados que comprovam essa grande desigualdade:

11. Atualmente, qual é o país emergente que apresenta maior instabilidade econômica?

Atividade do Segundo Ano (Caracteristicas da População Brasileira)

ESCOLA ESTAUAL JOÃO HENRIQUE DANTAS - ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSOR: JOSÉ ADENILSON 2° ANO: ___ ATIVIDADE N°: __

1. Qual é o significado da sigla OCDE?

2. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realiza diferentes levantamentos da população brasileira que podem nos ajudar a entender o Brasil. Qual é o mais completo deles?

3,. Para que sejam feitas estimativas demográficas mais exatas, a cada cinco anos é realizada a Contagem da População. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) é anual. O que ela levanta?

4. O que a Demografia, que estuda vários aspectos da população nos revela?

5. O conhecimento dos dados demográficos de um país é fundamental para que ele seja bem administrado. Onde esses dados demográficos são fundamentais?

6. Para que, as informações levantadas sobre a produção, consumo, emprego e habitação são indispensáveis?

7. A década de 1990 trouxe muitas mudanças para o perfil demográfico de nosso país. Muitas afirmações usadas freqüentemente em estudos da população brasileira já não correspondem á realidade. Justifique essas afirmações:

8. As últimas pirâmides etárias do Brasil mostram que a base está se tornando cada vez mais estreita, o ápice mais largo e o corpo cada vez maior. O que isso reflete?

9. O que a Organização Internacional do Trabalho (OIT) considera trabalho infantil?

10. O que o PNAD apontou sobre o trabalho infantil no Brasil?

11. Assinale (V) ou (F) nas afirmativas sobre o trabalho infantil no Brasil justificando as falsas:

( ) O número de crianças e adolescentes (entre 10 e 17 anos) que trabalham no Brasil tem aumentado lentamente e a maior parte é composta de meninos e se concentra nas regiões Nordeste, Sul e nas áreas rurais.

( ) Grande parte da mão-de-obra do setor agrícola brasileiro é formado por crianças com menos de 15 anos.

( ) Em setores como o de café, cacau e algodão, 10 a 15% dos trabalhadores são crianças, apesar do Brasil ter ratificado dois tratados internacionais da OIT que tratam do trabalho infantil.

( ) A produção industrial (calçados, couro, têxteis, suco de laranja, cigarros), o comércio e as carvoarias também utilizam mão-de-obra de menores.

( ) outro problema é o dos trabalhos domésticos, realizados por meninas, que na avaliação da OIT, 50% das meninas entre 10 e 14 anos no Brasil estão envolvidas nesse tipo de trabalho.

( ) Nas áreas metropolitanas, principalmente, o número de crianças que trabalham como catadoras de lixo tem aumentado bastante.

12. Assinale (V) ou (F) nas afirmativas sobre o envelhecimento da população da população brasileira justificando as falsas:

( ) Países subdesenvolvidos industrializados como o Brasil têm apresentado aumento de idosos em sua estrutura etária.

( ) O Censo de 2000 revelou que há 24.576 brasileiros com mais de 100 anos de idade e desse total, 57,2 são homens.

( ) No Brasil, as mulheres vivem em média 67,6 anos, enquanto que a média masculina é de 75,2 anos.

( ) Em 2000, 30% dos brasileiros tinham de 0 a 14 anos, e os maiores de 65 representavam 5% da população e em 2050, esses dois grupos etários devem se igualar: cada um deles deverá representar 18% da população brasileira.

( ) Os números sobre o envelhecimento da população brasileira revelam a importância cada vez maior das políticas públicas relativas a Previdência, diante do crescente número de pessoas aposentadas em relação àquelas que estão em atividade.

( ) Tornam-se cada vez mais importantes as políticas de Educação voltadas para a terceira idade: em 2000 o Brasil tinha 1,8 milhão de pessoas com 80 anos ou mais, em 20050 esse contingente poderá ser de 13,7 milhões de pessoas.

13. De modo geral, a população brasileira sempre apresentou uma ligeira superioridade numérica das mulheres em relação aos homens. A Revisão de 2004 da Projeção da População, realizada pelo IBGE, contou 89 296 014 homens e 92 290 016 mulheres. Como esse maior número de mulheres pode ser explicado?